O Ibovespa, principal índice da B3, registrou uma queda de 0,21% nesta segunda-feira, 22 de dezembro de 2025, finalizando o dia em 158,1 mil pontos. O dólar também se valorizou, fechando a 5,59 reais, um reflexo da intensa remessa de recursos para o exterior, segundo Alison Correia, analista de investimentos. O cenário econômico é marcado por uma expectativa crescente em relação aos índices que serão divulgados nos próximos dias.
O Boletim Focus semanal trouxe novidades, apontando uma leve queda nas projeções de inflação para 2025, com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo ajustado para 4,33%. Enquanto isso, o crescimento do Produto Interno Bruto foi levemente revisado para cima, com previsão de 2,26%. As atenções do mercado se voltam agora para os dados da prévia da inflação e para o PIB dos Estados Unidos, que serão divulgados na terça-feira.
As tensões geopolíticas entre Estados Unidos e Venezuela influenciam os mercados, elevando os preços do petróleo, que subiu 2,60%, cotando-se a 62 dólares. As ações da Petrobras também refletiram esse movimento, subindo 0,49% e ajudando a conter uma queda maior no Ibovespa. O cenário eleitoral brasileiro também gera incertezas, com investidores em busca de clareza sobre os candidatos à presidência que poderão impactar o futuro econômico do país.

