Ibovespa Fecha em Alta com Rede D’or e Braskem em Queda

Marcela Guimarães
Tempo: 2 min.

Nesta segunda-feira (15), o Ibovespa encerrou em alta, alcançando 162.481,74 pontos, impulsionado principalmente pela Rede D’or, que apresentou os maiores ganhos após anunciar dividendos. Enquanto isso, as ações da Braskem enfrentaram um recuo superior a 2% devido a incertezas relacionadas a um acordo envolvendo a Novonor. O volume financeiro do dia alcançou R$ 23,68 bilhões, refletindo um interesse considerável do mercado.

Os dados econômicos mais recentes indicam uma desaceleração na atividade brasileira, com o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central mostrando uma queda de 0,2% em outubro. Esse resultado, aquém das expectativas dos analistas, reforça as previsões de cortes na taxa Selic, atualmente em 15% ao ano, que podem ocorrer já em janeiro de 2026. A analista Aline Cardoso, do Santander, observou que o Ibovespa já recuperou cerca de metade das perdas experimentadas em um dia turbulento em dezembro.

As expectativas em relação à política monetária dos Estados Unidos também influenciam o mercado brasileiro, com investidores monitorando os dados econômicos americanos que serão divulgados em breve. A recuperação do dólar, que fechou em leve alta, foi vista em meio a um fluxo tradicional de capital para o exterior no final do ano. Este cenário sugere uma dinâmica complexa para o próximo período, onde as decisões de política monetária podem moldar o desempenho do Ibovespa e do dólar.

Compartilhe esta notícia