Na manhã desta sexta-feira, 19 de dezembro de 2025, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), expressou sua preocupação com a falta de um cenário claro na direita brasileira em relação às eleições de 2026. Em contraste, Motta destacou que o campo da esquerda, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está mais coeso e organizado do que em eleições anteriores.
Durante um café da manhã com jornalistas em Brasília, Motta comentou sobre a situação atual da direita, mencionando as pré-candidaturas de figuras como o senador Flávio Bolsonaro e os governadores Tarcísio de Freitas, Ratinho Júnior, Romeu Zema e Ronaldo Caiado. Ele ressaltou que, em meio ao julgamento do ex-presidente Bolsonaro, a direita ainda não definiu quem será seu candidato, o que gera incertezas no cenário político.
Motta acredita que as definições sobre as candidaturas devem começar a emergir no início do próximo ano, quando os líderes dos partidos, especialmente os de centro, poderão tomar decisões mais informadas. Essa expectativa sugere que as próximas semanas serão cruciais para a formação de alianças e estratégias que poderão influenciar o resultado das eleições de 2026.

