O preço da hospedagem na região metropolitana de Belém teve um aumento expressivo de 178,93% em novembro, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este fenômeno ocorreu durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada entre 10 e 22 do mesmo mês, que posicionou a capital paraense como um centro das discussões climáticas globais.
O impacto da COP30 sobre os preços foi significativo, levando os organizadores do evento a expressar preocupação. Algumas delegações internacionais optaram por enviar menos representantes devido aos altos custos de hospedagem. Além disso, a alta nos preços de passagens aéreas, que subiram 25,32%, contribuiu para a pressão econômica na região, superando a média nacional de 11,90%.
O aumento acentuado no custo de hospedagem destaca as disparidades regionais na inflação, com Belém apresentando um peso de 3,94% na inflação nacional, em comparação com São Paulo, que tem 32,28%. Embora a inflação na região metropolitana tenha sido notável, o gerente do IBGE, Fernando Gonçalves, ressalta que seu impacto na inflação geral do país foi menos expressivo do que se tivesse ocorrido em uma cidade como São Paulo.

