Hapvida enfrenta nova decisão da ANS que impacta balanço financeiro

Bianca Almeida
Tempo: 1 min.

Na última sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, a Hapvida e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) se reuniram para deliberar sobre a retirada de R$ 1 bilhão do balanço de 2024 da operadora. Esse valor se refere a uma dívida perdoada de R$ 866 bilhões com o SUS, que foi registrada de forma inadequada antes da análise oficial da ANS, inflacionando os resultados financeiros da empresa.

Durante a 631ª Reunião da Diretoria Colegiada, a ANS decidiu que o montante deve ser retirado do balanço de 2024, o que pode resultar em cenários negativos para a operadora de saúde. A análise da Ativa Investimentos indica que essa decisão pode levar a uma queda no valuation da Hapvida, exacerbando a desconfiança dos investidores em relação à empresa.

Em resposta, a Hapvida afirmou que seguirá integralmente as determinações da ANS, enfatizando que as alterações não afetam suas demonstrações financeiras consolidadas. A empresa destacou que as mudanças se aplicam apenas às demonstrações enviadas à ANS e que não haverá republicação de balanços já auditados, mantendo a integridade dos resultados apresentados ao mercado.

Compartilhe esta notícia