Hamas devolve corpo de refém a Israel em meio a tensões no conflito

Patricia Nascimento
Tempo: 2 min.

O grupo palestino Hamas informou que devolveu um dos dois últimos corpos de reféns a Israel, nesta terça-feira, 2 de dezembro. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, confirmou o recebimento das ‘descobertas’, que incluem os restos mortais de um policial israelense e de um cidadão tailandês. Ambos foram sequestrados durante os ataques de 7 de outubro de 2023 e passarão por análise forense.

A devolução dos corpos ocorre em meio a um cessar-fogo frágil entre Israel e Hamas, que tem enfrentado diversas violações de ambos os lados. O governo israelense alega que o Hamas não cumpriu o acordo ao atrasar a entrega dos corpos, enquanto o grupo palestino justifica a demora pela dificuldade de acessar os restos mortais em Gaza, devastada por conflitos. Nesse contexto, a violência tem se intensificado, com centenas de mortes relatadas em ambos os lados desde a implementação do cessar-fogo.

O cenário atual levanta preocupações sobre os desdobramentos do conflito, já que a situação humanitária em Gaza continua crítica. Quase 1,9 milhão de pessoas foram deslocadas, e a reconstrução pode custar mais de US$ 70 bilhões. O relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento destaca que a economia local na Cisjordânia também está em declínio, o que pode agravar ainda mais o estado de emergência enfrentado pela população palestina.

Compartilhe esta notícia