Haddad defende aprovação de cortes tributários para fechar Orçamento de 2026

Sofia Castro
Tempo: 1 min.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta quarta-feira (10) que é vital que o Congresso aprove um projeto de cortes lineares nos benefícios tributários para garantir o fechamento do Orçamento de 2026. Durante uma coletiva com jornalistas, Haddad ressaltou que essa proposta pode contribuir com R$ 20 bilhões, em meio a um panorama onde o gasto tributário totaliza cerca de R$ 800 bilhões.

Haddad enfatizou que a aprovação do segundo projeto de regulamentação da reforma tributária, atualmente na Câmara após aprovação no Senado, é igualmente crucial. Ele acredita que, se aprovado, o governo poderá testar o novo sistema tributário em 2026, preparando-se para uma implementação efetiva em 1º de janeiro de 2027, sem aumento na carga tributária.

O ministro, ao ser questionado sobre um projeto relacionado ao evento de 8 de janeiro, optou por não comentar, mas garantiu que o governo está posicionado favoravelmente para um desempenho fiscal sólido em 2026. Com a inflação controlada e um quadro de crescimento econômico otimista, Haddad expressou confiança em que o país começará o novo ano com um cenário econômico tranquilizador.

Compartilhe esta notícia