Governo libera FGTS retido para demitidos que optaram pelo saque-aniversário

Rodrigo Fonseca
Tempo: 2 min.

O governo federal anunciou a liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores que escolheram a modalidade de saque-aniversário e foram demitidos entre janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025. A Medida Provisória, divulgada nesta terça-feira (23), permitirá que os beneficiários recebam o montante em duas parcelas, sendo a primeira de até R$ 1.800, a ser paga até 30 de dezembro, e a segunda com o valor restante até 12 de fevereiro de 2026.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 87% dos trabalhadores receberão os valores diretamente em suas contas bancárias cadastradas no aplicativo do FGTS. Para aqueles que não possuem conta, o saque poderá ser realizado em caixas eletrônicos, casas lotéricas ou em pontos Caixa Aqui. No total, a medida beneficiará cerca de 14,1 milhões de trabalhadores, com um total de R$ 7,8 bilhões a serem liberados.

Embora a iniciativa traga alívio financeiro, uma parte dos beneficiados poderá não sacar o valor integral devido a compromissos com empréstimos bancários. O MTE destaca que, além disso, muitos trabalhadores podem ter todo o saldo comprometido, limitando suas opções. As novas regras para o saque-aniversário, que entram em vigor em breve, também afetarão os empréstimos vinculados a essa modalidade.

Compartilhe esta notícia