Em 8 de dezembro de 2025, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou o lançamento do Programa Captura. A iniciativa tem como objetivo identificar, localizar e prender criminosos considerados de alta periculosidade, por meio de uma lista com os 198 foragidos mais procurados do Brasil, disponibilizada no site oficial do governo.
O Programa, que é coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, visa não apenas o cumprimento de mandados de prisão, mas também a redução da criminalidade violenta. A lista é organizada por estados e prioriza alvos com base na ‘matriz de risco’, que considera a gravidade dos crimes e vínculos com organizações criminosas, facilitando operações conjuntas entre as forças de segurança do país.
Além disso, o ministro Lewandowski também instituiu o Sistema Nacional de Inteligência para Enfrentamento ao Crime Organizado, que estabelecerá um repositório de informações de inteligência restrito a agências de segurança. Essa ação reforça o compromisso do governo em combater a criminalidade, promovendo a colaboração entre as polícias civis, militares e federal.

