Nesta segunda-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma Medida Provisória que estabelece reajustes salariais para a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, bem como para as forças de segurança dos ex-territórios federais. O aumento será aplicado em duas parcelas, com a primeira prevista para dezembro de 2025 e a segunda para janeiro de 2026, variando conforme a categoria do servidor.
Os reajustes para as forças de segurança no DF variam entre 19,6% e 28,4%, enquanto os policiais e bombeiros dos antigos Territórios Federais receberão um aumento total de 24,32%, dividido em duas etapas. Além dos reajustes salariais, a medida também inclui a atualização do auxílio-moradia, que será ajustado em 11,5% nas mesmas datas, refletindo um esforço do governo para valorizar essas categorias.
Essas mudanças marcam um momento significativo para as forças de segurança, que têm enfrentado desafios em relação à valorização profissional e condições de trabalho. A regularização dos direitos trabalhistas dos servidores dos antigos Territórios Federais, como Amapá, Rondônia e Roraima, também será uma questão central, à medida que buscam integrar plenamente esses profissionais ao quadro da União.

