Catorze milhões de meninas e mulheres no Brasil receberam, na última semana, mensagens personalizadas sobre a retirada gratuita de absorventes higiênicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa ação é parte do Programa de Promoção e Proteção da Saúde e da Dignidade Menstrual, do Ministério da Saúde, que busca garantir o acesso a itens de higiene durante o ciclo menstrual. O programa é voltado para pessoas de 10 a 49 anos que enfrentam vulnerabilidade financeira.
As beneficiárias do programa devem estar inscritas no CadÚnico e ter uma renda mensal de até R$ 218, além de atender a outros critérios, como ser estudante de baixa renda ou estar em situação de rua. Desde outubro, adolescentes de 12 a 16 anos podem retirar os absorventes sem a necessidade de acompanhamento dos responsáveis. A ministra da Gestão, Esther Dweck, ressalta a importância dessas mensagens para garantir acesso à saúde para grupos em situação de vulnerabilidade.
Após receber as mensagens, as usuárias podem emitir uma autorização na unidade básica de saúde (UBS) mais próxima para retirar os absorventes em farmácias populares. Com um investimento superior a R$ 195 milhões, o programa já beneficiou 3,7 milhões de pessoas, promovendo equidade de gênero e justiça social. A iniciativa também inclui um trabalho de educação em saúde menstrual para desmistificar o ciclo menstrual e combater a desinformação.


