A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) está promovendo um curso de capacitação em auriculoterapia, destinado a formar profissionais para práticas integrativas na saúde pública. Com uma carga horária total de 60 horas, as aulas ocorrerão até 16 de dezembro, sempre às quintas e sextas-feiras, nas instalações da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesg) e do Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic).
O curso atende à crescente demanda por atendimentos em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), especialmente na auriculoterapia, uma técnica reconhecida pelo SUS. A capacitação prioriza os servidores da SES e profissionais de saúde da comunidade, com um total de 36 alunos, com o objetivo de capacitar os participantes a aplicarem a técnica e atuarem como multiplicadores no atendimento à população.
Além de abordar princípios da Medicina Tradicional Chinesa e diretrizes do SUS, o curso enfatiza a humanização do cuidado, alinhando-se às políticas públicas de saúde. Essa iniciativa promete expandir o acesso da população às práticas integrativas, garantindo um atendimento qualificado e seguro no sistema público de saúde.

