No próximo dia 6 de dezembro, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás iniciará o Programa de Voluntariado com um mutirão de plantio no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco. A partir das 7h, cerca de 100 voluntários, incluindo alunos do ensino médio e seus familiares, participarão da recuperação de uma área degradada, plantando espécies nativas do Cerrado. Esta iniciativa visa aumentar a participação social na conservação desses espaços naturais.
O mutirão, parte do Projeto Youth for Cerrado, utilizará cerca de 40 espécies nativas da vegetação original, como aroeira e embaúba. As mudas foram adquiridas de viveiros locais e o plantio está programado para coincidir com o início do período chuvoso, garantindo melhores condições para o enraizamento. Ao longo dos próximos 24 meses, serão realizadas ações contínuas de manejo e monitoramento da área, como replantio e controle de espécies invasoras.
O Programa de Voluntariado da Semad também pretende lançar editais para engajar mais cidadãos em ações de conservação em outros parques estaduais. Segundo a superintendente de unidades de conservação, a iniciativa é fundamental para aproximar a população da natureza e promover a proteção ambiental. O sucesso desse programa poderá servir de modelo para futuros projetos de conservação em Goiás e em outras regiões do Brasil.


