O Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR+Ibero-América) teve início na quarta-feira (3) em Fortaleza, Ceará, e deve se estender até domingo (7). O evento é realizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e reúne importantes figuras do setor, incluindo a ministra da Cultura, Margareth Menezes, que enfatizou a necessidade de integração cultural entre os países da Ibero-América durante a abertura.
Com mais de cem atividades programadas, o MICBR oferece uma variedade de painéis, palestras, oficinas, e apresentações artísticas, envolvendo cerca de 600 participantes. A ministra também destacou a importância de aproveitar acordos comerciais, como o previsto entre Mercosul e União Europeia, para expandir a presença cultural e comercial do Brasil no cenário internacional.
As discussões em torno do setor cultural incluem a regulamentação de influenciadores digitais e o reconhecimento de novas áreas, como a de jogos eletrônicos, dentro do Ministério da Cultura. Margareth anunciou que o evento pode ser uma grande oportunidade para o fortalecimento do setor cultural brasileiro, que busca expandir suas fronteiras e influenciar o mercado global com suas produções artísticas e criativas.


