Neste sábado, 6 de dezembro de 2025, a cidade de São Paulo sedia a nova temporada do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, agora oficialmente chamado de E-Prix Google Cloud de São Paulo. A alteração do nome faz parte de uma aliança entre a Fórmula E e a área de computação em nuvem do Google, que se compromete a usar suas tecnologias para redefinir o esporte, incluindo a implementação de soluções de inteligência artificial.
A parceria, que foi anunciada na última temporada, busca impulsionar o uso de recursos como a plataforma de IA Vertex AI e o sistema Gemini do Google Cloud. De acordo com Milena Leal, Head do Google Cloud Brasil, a colaboração é estratégica e vai além do patrocínio, integrando tecnologia de ponta no automobilismo. Com isso, espera-se melhorar a eficiência e a sustentabilidade do campeonato, que já é reconhecido por suas metas de emissões líquidas zero.
Além das inovações tecnológicas, a Fórmula E se destaca por promover um ambiente mais inclusivo e acessível em comparação a outras categorias de corrida. O CTIO da Fórmula E, Dan Cherowbrier, destaca a importância de adaptar a competição às mudanças contínuas dos circuitos e como a IA pode facilitar essa transição. Assim, a parceria com o Google Cloud tem o potencial de não apenas transformar o campeonato, mas também inspirar outras áreas do esporte com a aplicação de novas tecnologias.


