Foguete sul-coreano explode em lançamento comercial no Maranhão

Bruno de Oliveira
Tempo: 1 min.

O primeiro lançamento comercial de um foguete do Brasil, o HANBIT-Nano, terminou em explosão na noite de segunda-feira, 22, após uma anomalia logo após a decolagem. Desenvolvido pela empresa sul-coreana Innospace, o foguete foi lançado às 22h13 do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, e falhou em sua trajetória vertical conforme o planejado.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o foguete colidiu com o solo imediatamente após deixar a plataforma. A transmissão ao vivo do evento, realizada no YouTube, foi cortada poucos segundos após a decolagem, mas antes disso, imagens indicaram uma possível explosão. A FAB garantiu que todas as etapas sob sua responsabilidade foram cumpridas de acordo com os parâmetros internacionais do setor espacial.

Equipes da Aeronáutica e do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local para analisar os destroços e a área da colisão. As causas da falha estão sendo investigadas, com técnicos da Innospace trabalhando em conjunto com a FAB. Este lançamento representava um marco para o uso do Centro de Lançamento de Alcântara por empresas privadas internacionais, mas felizmente não houve registro de feridos.

Compartilhe esta notícia