Fitch rebaixa rating da Colômbia para BB devido a incertezas fiscais

Rodrigo Fonseca
Tempo: 1 min.

A Fitch Ratings anunciou o rebaixamento do rating da Colômbia para BB, em decorrência de déficits fiscais elevados que devem resultar em um aumento da dívida pública em relação ao PIB. O comunicado foi divulgado na terça-feira, 16 de dezembro, e destaca a falta de uma âncora fiscal confiável como um dos principais fatores que afetam a estabilidade econômica do país.

A agência de classificação de risco prevê um déficit fiscal do governo central de 6,5% do PIB para 2025, além de enfatizar a rigidez dos gastos públicos, com 88% das despesas dedicadas a salários, pensões e pagamentos de juros. O crescimento econômico esperado para a Colômbia é de 2,9% em 2026, impulsionado pelo consumo e uma recuperação lenta dos investimentos, embora as dificuldades fiscais permaneçam um grande obstáculo.

As próximas eleições presidenciais, agendadas para 31 de maio de 2026, poderão impactar as políticas fiscais do país. A escolha da senadora Paloma Valencia como candidata pelo partido Centro Democrático indica uma possível mudança na abordagem política, que poderá influenciar a forma como as reformas fiscais são implementadas e, consequentemente, as perspectivas econômicas da Colômbia.

Compartilhe esta notícia