Filmes Brasileiros se Destacam em Pré-Indicações ao Oscar 2026

Bianca Almeida
Tempo: 2 min.

No dia 16 de dezembro de 2025, a Academia de Cinema de Hollywood anunciou os pré-selecionados para o Oscar 2026, incluindo o filme brasileiro <em>O Agente Secreto</em>, de Kleber Mendonça Filho. A produção é considerada para as categorias de melhor filme internacional e elenco, o que pode resultar em reconhecimento para a diretora de elenco, Dora Amorim. Além disso, o documentário <em>Apocalipse nos Trópicos</em>, de Petra Costa, também foi mencionado na lista, assim como <em>Train Dreams</em>, que conta com a cinematografia do brasileiro Adolpho Veloso.

Nesta fase inicial, a Academia seleciona 15 filmes de diferentes países que têm potencial para avançar na corrida pelo Oscar. Esses pré-selecionados servirão como base para a escolha dos cinco filmes que receberão indicações finais. A divulgação oficial dos indicados ocorrerá em 22 de janeiro de 2026, aumentando a expectativa em torno dos filmes brasileiros na premiação.

O reconhecimento de <em>O Agente Secreto</em> e outros filmes brasileiros ressalta a crescente influência do cinema nacional no cenário internacional. A inclusão destes trabalhos não só fortalece a presença do Brasil no mundo cinematográfico, mas também gera esperança de vitórias significativas nas categorias em disputa. A visibilidade proporcionada por essas indicações pode abrir portas para futuras produções e talentos do país no exterior.

Compartilhe esta notícia