A capital federal, Brasília, recebe pela primeira vez a exposição ‘Palavras que Voam: Acervo Aurélio Buarque de Holanda’, que inaugura neste sábado (6) no Sesi Lab. O evento celebra os 50 anos do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, referência essencial desde seu lançamento em 1975. A mostra, que conta com entrada gratuita para os visitantes que se inscreveram previamente, ficará aberta até 30 de março de 2026.
Produzida pela Casa Firjan, a exposição oferece uma chance única de explorar o legado de Aurélio Buarque de Holanda, apresentando manuscritos, anotações e o processo editorial que culminou na criação do dicionário. Com a superintendente de Cultura do Sesi, Claudia Ramalho, destacando a importância da obra, a exposição também pretende mostrar que as palavras têm o poder de transportar saberes e memórias. Os ingressos custarão R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) a partir de domingo (7).
Dividida em quatro núcleos, a mostra inclui uma Linha do Tempo, que destaca marcos da vida do lexicógrafo, e se complementa com um documentário que traz depoimentos de figuras importantes ligadas à obra. A exposição não apenas homenageia o autor, mas também convida o público a uma imersão no universo da língua portuguesa, refletindo sua transformação ao longo do tempo e seu papel na cultura brasileira contemporânea.

