Ad imageAd image

EUA retomam deportações de imigrantes venezuelanos para a Venezuela

Fernanda Scano
Tempo: 1 min.

Um avião com 266 venezuelanos deportados dos Estados Unidos aterrissou nesta quarta-feira (3) no principal aeroporto da Venezuela, em meio a um alerta de segurança emitido pela autoridade aeronáutica americana. Os voos de deportação haviam sido suspensos após um aviso do ex-presidente Donald Trump sobre o fechamento do espaço aéreo venezuelano, mas a Venezuela autorizou a retomada dessas operações na véspera.

O chanceler Yván Gil confirmou que a autorização para os voos foi dada pelo presidente Nicolás Maduro, permitindo que os deportados retornassem ao país. Desde fevereiro, os voos americanos estavam sendo realizados regularmente, mesmo com as tensões entre os dois países devido à mobilização militar na região. Este voo marca o 76º desde o início das deportações, que incluíram também repatriações do México.

Apesar do alerta de segurança, Gil assegurou que o aeroporto opera normalmente. Até o momento, cerca de 18.354 venezuelanos foram repatriados em voos provenientes dos Estados Unidos e do México, dos quais 14.407 eram deportados dos EUA. Essa situação reflete as complexas relações entre os dois países e o impacto das decisões políticas sobre a vida de muitos imigrantes venezuelanos.

Compartilhe esta notícia