O etanol mostrou um desempenho superior em relação à gasolina em quatro Estados brasileiros na semana que terminou em 6 de dezembro. Segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a paridade média do etanol foi de 70,66% quando comparado ao preço da gasolina, indicando uma competitividade que pode variar conforme o tipo de veículo utilizado.
Os Estados onde o etanol se destacou incluem Mato Grosso, com paridade de 69,94%; Mato Grosso do Sul, a 66,68%; Paraná, com 68,73%; e São Paulo, apresentando 69,09%. Executivos do setor acreditam que, mesmo com uma paridade acima de 70%, o etanol pode se mostrar viável, dependendo do modelo do veículo e de outros fatores de mercado.
Essa competitividade do etanol pode ter desdobramentos significativos para o setor de biocombustíveis no Brasil, especialmente em um contexto de busca por alternativas sustentáveis. Com o aumento do uso do etanol, espera-se que haja um impacto positivo na redução das emissões de carbono, além de promover uma maior segurança energética no país.

