Uma pesquisa recente do instituto Ifo revelou que aproximadamente 26% das empresas na Alemanha anticipam uma deterioração de seus negócios em 2026. O estudo, divulgado em 22 de dezembro de 2025, também mostrou que 59% das empresas não esperam mudanças em sua situação econômica para o próximo ano, enquanto 14,9% têm expectativas otimistas para melhorias.
O diretor de pesquisas do Ifo, Klaus Wohlrabe, destacou a cautela generalizada entre os empresários, afirmando que ‘não há espírito de otimismo em lugar algum’. O setor de serviços apresenta um panorama onde 62,8% dos entrevistados acreditam que a situação permanecerá estável, enquanto 23,2% preveem dificuldades. No comércio, a situação é ainda mais preocupante, com um terço das empresas aguardando uma deterioração de seus negócios.
As previsões do setor de construção também são moderadas, com 33,2% das empresas esperando uma situação desfavorável. Apesar do anúncio de um pacote de infraestrutura, Wohlrabe indicou que isso não gerou entusiasmo suficiente entre os empresários. O cenário econômico da Alemanha, portanto, se apresenta desafiador, refletindo uma falta de confiança no futuro próximo.

