Estudo aponta que agentes de IA vão transformar negócios até 2026

Rafael Barbosa
Tempo: 2 min.

Um estudo recente da DeepL indica que 69% dos executivos internacionais esperam que os agentes de inteligência artificial reformulem suas operações até 2026. A pesquisa, que ouviu 5 mil líderes na França, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e Japão, revela que as empresas estão se preparando para a implementação em larga escala de soluções autônomas que prometem aumentar a produtividade e otimizar a força de trabalho.

Os resultados do estudo mostram que a adoção de agentes de IA se torna uma prioridade para muitas organizações, com 44% dos líderes prevendo mudanças significativas no próximo ano. A pesquisa também aponta que 67% dos entrevistados notaram um retorno sobre o investimento crescente em seus projetos de IA, reforçando a percepção de que essa tecnologia será um motor de crescimento. Porém, desafios como custos e a preparação das equipes ainda precisam ser superados.

Por fim, a pesquisa sugere que a IA, especialmente as soluções de voz e linguagem, será um elemento central na transformação das empresas, com quase dois terços dos executivos planejando aumentar investimentos nessa área até 2026. A evolução dessas tecnologias não apenas promete melhorar a eficiência operacional, mas também criar novas oportunidades de emprego, com mais da metade dos líderes acreditando que a IA gerará mais postos de trabalho do que eliminará.

Compartilhe esta notícia