A Enel anunciou neste domingo, 14, que o fornecimento de energia elétrica em São Paulo está voltando ao normal, com 99% dos clientes já atendidos após os problemas causados por um ciclone extratropical nos dias 10 e 11. Apesar do avanço significativo, a empresa admitiu que existem casos mais complexos que requerem a troca de postes, cabos e outros equipamentos para a completa restauração do serviço.
No decorrer da crise, a Justiça de São Paulo acolheu uma ação civil do Ministério Público e da Defensoria Pública, exigindo a normalização do fornecimento a todos os imóveis afetados em até 12 horas, sob pena de multa. As interrupções de energia afetaram cerca de 2,2 milhões de imóveis, resultando em impactos significativos sobre a população da cidade. A Defesa Civil de São Paulo alertou sobre a possibilidade de mais transtornos até a próxima terça-feira, 16.
Em entrevista, o presidente do Conselho de Administração da Enel no Brasil reconheceu que a normalização total pode levar mais tempo, mas que a situação deve ser resolvida nos próximos dias. A Enel mobilizou um número recorde de equipes para atender às demandas, refletindo a gravidade do evento climático, que foi o mais prolongado da região. A recuperação total dependerá da complexidade dos reparos e da resposta da infraestrutura afetada.

