A Dinamarca é reconhecida como o segundo país mais feliz do mundo, segundo o Relatório Mundial da Felicidade da ONU de 2025. Essa classificação é sustentada por uma sólida infraestrutura social, mas, principalmente, por uma política educacional focada no ensino da empatia nas escolas. O Klassens tid, ou ‘Hora da Turma’, é uma prática semanal obrigatória que promove a empatia e a coesão social entre alunos de 6 a 16 anos.
Implementado há mais de três décadas, o Klassens tid oferece um espaço seguro onde os estudantes podem compartilhar preocupações e resolver conflitos de forma colaborativa. A abordagem educacional dinamarquesa se distingue por valorizar o trabalho em equipe, com cerca de 60% das atividades escolares sendo realizadas em grupo. Essa metodologia não apenas elimina a competição, mas também ensina que o sucesso individual está vinculado ao apoio mútuo entre os alunos.
Ao priorizar a empatia no ambiente escolar, a Dinamarca investe na segurança social e no bem-estar de seus cidadãos. A educação colaborativa e a ausência de prêmios individuais reforçam uma cultura de melhoria contínua, onde o foco está no desenvolvimento coletivo. Assim, a Dinamarca não apenas forma cidadãos mais felizes, mas também constrói uma sociedade mais coesa e solidária.


