Diretor do Fed defende interações com o governo e transparência

Patricia Nascimento
Tempo: 1 min.

Christopher Waller, diretor do Federal Reserve, declarou durante o Summit de CEOs da Unidade de Yale, em 17 de dezembro, que interações entre o banco central dos EUA e o governo são essenciais e não apresentam problemas. Ele ressaltou a necessidade de transparência e responsabilidade do Fed em relação ao público, especialmente em um contexto onde o presidente dos EUA expressou opiniões sobre as taxas de juros.

Waller também discutiu a importância de regulamentações mais flexíveis, sugerindo que isso poderia facilitar um balanço patrimonial menor para o Fed. Ele considerou que a agenda regulatória teria um impacto mais significativo do que a própria política do banco central e comentou sobre a robustez dos níveis de capital dos bancos, que permanecem altos mesmo com possíveis flexibilizações regulatórias.

Outro ponto abordado foi o crescimento do PIB, que Waller projetou em cerca de 1,6% para este ano, além de sua análise sobre a inflação decorrente de tarifas, que deve ser temporária. Ele também mencionou a relevância da inteligência artificial e os desafios relacionados ao fornecimento de energia para data centers, enfatizando que a economia americana deve se adaptar a essas novas tecnologias.

Compartilhe esta notícia