Desemprego no Brasil atinge menor nível histórico de 5,2%

Isabela Moraes
Tempo: 1 min.

A taxa de desocupação no Brasil caiu para 5,2% no trimestre encerrado em novembro de 2025, marcando o menor patamar desde o início da série histórica da Pnad Contínua, em 2012. A pesquisa revelou que 103,2 milhões de pessoas estão atualmente ocupadas, o que representa 59% da população de 14 anos ou mais, indicando uma recuperação significativa no mercado de trabalho brasileiro.

A pesquisa realizada pelo IBGE, que abrange 211 mil domicílios em 3.500 municípios, mostra que o número de pessoas em busca de emprego também atingiu o menor registro, com 5,644 milhões de pessoas. Os indicadores de subutilização do trabalho também apresentaram melhora, com uma queda na taxa para 13,5%, evidenciando a expansão do emprego em setores como administração pública, educação e saúde, além do aumento de trabalhadores com carteira assinada.

A melhora no mercado de trabalho também se reflete nos rendimentos, que alcançaram um novo recorde de 3.574 reais, com um aumento de 4,5% em um ano. Esse crescimento na ocupação e na renda total, que chegou a 363,7 bilhões de reais, sugere um fortalecimento da economia brasileira, impulsionado pela maior participação da força de trabalho e salários mais altos.

Compartilhe esta notícia