A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS realiza nesta quinta-feira (4), às 9 horas, a oitiva do secretário da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil, Silas da Costa Vaz. A convocação foi feita pelo senador Carlos Viana, presidente da CPMI, após um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) revelar que 97,6% dos beneficiários do INSS não autorizaram descontos em seus proventos, levantando preocupações sobre a legalidade desses procedimentos.
Além de Vaz, a reunião contará com o depoimento de Américo Monte Júnior, presidente da Amar Brasil Clube de Benefícios. O deputado Rogério Correia, autor da convocação, busca esclarecer a atuação da entidade em um escândalo que envolve descontos indevidos em benefícios previdenciários, que podem ter afetado milhares de beneficiários em todo o Brasil.
As investigações da CPMI incluem outros requerimentos, como a convocação do ministro da Previdência, Wolney Queiroz, e do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Além disso, há pedidos para a quebra de sigilo bancário da Zema Crédito Financeira, ligada à família do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o que pode ter implicações significativas na política local e na gestão dos recursos do INSS.


