CPMI do INSS convoca Lulinha e amplia investigações sobre fraudes

Camila Pires
Tempo: 1 min.

A CPMI do INSS convocou Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, para depor em investigações sobre fraudes em descontos de aposentadorias. O pedido, protocolado pelo relator Alfredo Gaspar, também abrange o senador Weverton Rocha e outros envolvidos na recente fase da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal na última quinta-feira.

O surgimento de novos indícios, incluindo o pagamento de uma “mesada” a uma empresa ligada a uma amiga próxima de Lulinha, elevou as suspeitas sobre sua participação no esquema. Com isso, a CPMI busca esclarecer os vínculos entre figuras políticas e os fraudes investigados, ampliando o escopo das apurações que anteriormente poupavam certos personagens.

O cenário se torna mais tenso para a base governista, uma vez que as convocações precisam ser aprovadas pelo colegiado, onde a disputa entre governistas e oposição é intensa. O avanço das investigações pode resultar em um aumento do desgaste político para o governo Lula, colocando em xeque sua aliança no Congresso e potencialmente impactando sua agenda legislativa.

Compartilhe esta notícia