Nesta terça-feira, 16 de dezembro de 2025, os mercados financeiros estão atentos a duas principais divulgações: a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil e os relatórios de emprego e varejo dos Estados Unidos. O relatório de emprego, que havia sido adiado, deverá mostrar a criação de 40 mil novas vagas em novembro, uma queda significativa em relação ao mês anterior, enquanto a taxa de desemprego permanece em 4,4%.
Além do emprego, os EUA também divulgarão dados sobre vendas no varejo e índices de gerentes de compras, que são indicadores cruciais para a saúde econômica. No Brasil, a ata do Copom pode sinalizar uma postura mais dovish da autoridade monetária, aumentando as expectativas sobre um possível corte na taxa de juros já em janeiro, dado o cenário econômico atual, que indica desaceleração.
As implicações desses dados são significativas tanto para o mercado brasileiro quanto para o norte-americano. No Brasil, a expectativa de cortes na Selic pode estimular investimentos, enquanto nos EUA, a criação de empregos será observada de perto para entender a recuperação econômica após a paralisação do governo. O dia promete ser intenso para investidores e analistas em ambas as economias.

