No dia 8 de dezembro de 2025, a Comissão Europeia aprovou um rascunho de regulação destinado a proteger setores sensíveis da agricultura em função do acordo com o Mercosul. A proposta inclui a implementação de gatilhos de salvaguarda e regras mais rigorosas para o monitoramento de importações agrícolas, visando resguardar os produtores locais. O Parlamento Europeu agora irá discutir a adoção oficial da medida em sua sessão plenária programada para dezembro.
O rascunho aprovado determina que a União Europeia deve investigar a necessidade de medidas de proteção sempre que as importações de produtos sensíveis, como carne bovina e aves, aumentarem em 5% ao longo de três anos. Além disso, o prazo de investigação para produtos em geral será reduzido de seis para três meses, enquanto para produtos sensíveis o período cairá de quatro para dois meses. Essas medidas visam criar um ambiente mais equilibrado no comércio agrícola entre a UE e os países do Mercosul.
As novas regras foram classificadas por líderes europeus como um compromisso que protege os agricultores e torna o acordo com o Mercosul mais confiável. Contudo, a legislação final ainda depende de negociações adicionais com os governos da UE após a sessão plenária. O futuro do acordo completo também está condicionado à aprovação do Parlamento Europeu, o que poderá impactar as relações comerciais entre as partes envolvidas.

