Comissão de Ética libera Jorge Messias para sabatina no STF

Gustavo Henrique Lima
Tempo: 1 min.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, recebeu na segunda-feira, 15, um parecer favorável da Comissão de Ética Pública da Presidência da República. O documento dissipa dúvidas sobre conflito de interesses e servirá como suporte durante sua sabatina no Senado, onde é candidato a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

Desde 2023, Messias ocupa um cargo no conselho de administração da BrasilPrev, empresa vinculada ao Banco do Brasil, o que motivou a análise da Comissão de Ética. O grupo, seguindo a orientação da conselheira Marcelise de Miranda Azevedo, concluiu que não há ilegalidade em sua situação. A sabatina estava agendada para dezembro, mas foi cancelada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, por falta de formalização da indicação pelo Palácio do Planalto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista em Brasília, declarou que apesar de um impasse na indicação, apoiará Messias para substituir o ex-ministro Luis Roberto Barroso. A nova data para a sabatina deverá ser definida com a retomada dos trabalhos legislativos no início do próximo ano, colocando Messias em uma posição de destaque no cenário político.

Compartilhe esta notícia