Colômbia expulsa membros da seita Lev Tahor e entrega a autoridades dos EUA

Bruno de Oliveira
Tempo: 1 min.

A Colômbia expulsou, nesta segunda-feira, nove membros da seita judaica ortodoxa Lev Tahor após o resgate de 17 crianças sob sua custódia no noroeste do país. As autoridades colombianas agiram após constatarem que cinco das crianças tinham ordens de busca internacional, devido ao risco de tráfico de pessoas. Os adultos foram entregues a autoridades dos Estados Unidos, enquanto as crianças foram colocadas sob a proteção de serviços sociais americanos.

As crianças estavam em um centro de bem-estar familiar desde o final de novembro, quando foram resgatadas. As autoridades colombianas receberam alertas sobre a presença da seita no país, onde foram identificados casos de abuso sexual e maus-tratos a menores. Imagens divulgadas mostram os membros da seita, vestidos com longas túnicas pretas, passando pelos filtros de segurança no aeroporto de Medellín, acompanhados pelas crianças.

A Interpol investiga a Lev Tahor e já emitiu difusões vermelhas contra alguns de seus adeptos. As autoridades colombianas relataram que os adultos estavam no país em busca de um local sem restrições para continuar suas atividades irregulares. O caso levanta preocupações sobre a proteção de menores e a luta contra o tráfico de pessoas em nível internacional.

Compartilhe esta notícia