Na última terça-feira, 16 de dezembro de 2025, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou o calendário do abono salarial para 2025. Aproximadamente 26,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada poderão sacar um total de R$ 33,5 bilhões no período de fevereiro a agosto de 2026. As consultas sobre o direito ao abono, que incluem informações sobre datas e valores, estarão disponíveis a partir de 5 de fevereiro através de plataformas digitais e linha telefônica do Ministério do Trabalho e Emprego.
Os pagamentos do abono salarial serão realizados em seis lotes, conforme o mês de nascimento dos beneficiários no caso do Programa de Integração Social (PIS) e de acordo com o número final de inscrição para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). A partir de 2026, os pagamentos ocorrerão nos dias 15 de cada mês, mesmo que as datas coincidam com finais de semana ou feriados, oferecendo maior previsibilidade para os trabalhadores. Além disso, as regras de elegibilidade foram alteradas, restringindo o acesso ao benefício a aqueles que atendem a novos critérios de renda.
As mudanças nas regras do abono salarial, que passam a ser corrigidas pela inflação, visam reduzir o número de beneficiários ao longo dos anos. A expectativa é que, até 2035, o abono do PIS/Pasep seja concedido apenas a quem recebe até 1,5 salário mínimo, criando uma nova realidade para os trabalhadores. Esses ajustes refletem as novas diretrizes orçamentárias e os cortes de gastos aprovados pelo Congresso, que impactarão diretamente o acesso ao abono salarial nos próximos anos.

