China Vanke sofre rebaixamento em recomendação e rating por dificuldades financeiras

Isabela Moraes
Tempo: 2 min.

A incorporadora chinesa China Vanke enfrentou um rebaixamento significativo, com a recomendação do Citi alterada de ‘neutra’ para ‘venda’ e o rating da Fitch reduzido para ‘RD’. As mudanças foram motivadas por um desempenho fraco nas vendas de propriedades no quarto trimestre de 2025, além da necessidade de estender o pagamento de um título onshore de 2 bilhões de yuans, vencido em 15 de dezembro de 2025.

Analistas do Citi também reduziram o preço-alvo das ações A e H da empresa, citando pressão contínua sobre as vendas, lucros e liquidez. O rating ‘RD’ da Fitch indica uma situação crítica, com a classificação de inadimplência a longo prazo da subsidiária Vanke Real Estate (Hong Kong) Company Ltd também sendo afetada. A Fitch observou que o rebaixamento se seguiu ao não pagamento do principal e juros do título, levando a uma extensão do período de carência acordada entre os detentores de títulos.

Além das dificuldades atuais, a Vanke enfrenta um montante significativo de dívida vencendo nos próximos anos, estimado em cerca de 7 bilhões de yuans até janeiro de 2026. A S&P Global Ratings também rebaixou sua classificação, apontando que a extensão do período de carência é uma indicação de reestruturação de dívida em condições de estresse. A situação da Vanke levanta preocupações sobre sua capacidade de recuperação financeira e os impactos no mercado imobiliário chinês.

Compartilhe esta notícia