CCJ da Câmara recomenda cassação da deputada Carla Zambelli

Bruno de Oliveira
Tempo: 2 min.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados decidiu, na última terça-feira (9), rejeitar o relatório que se opunha à cassação da deputada Carla Zambelli, com uma votação de 32 a 27. O deputado Claudio Cajado foi indicado como novo relator do caso e deve propor a cassação da parlamentar, que já foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal a 10 anos de prisão por invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça.

Durante a sessão, a deputada fez sua defesa por meio de vídeo, já que está presa na Itália e aguarda uma decisão sobre seu pedido de extradição. O processo de votação do relatório anterior foi interrompido a pedido de vista coletivo, enquanto o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, anunciou a intenção de recorrer ao STF para que a Mesa Diretora cumpra a determinação judicial relacionada ao caso.

Para que a cassação do mandato de Zambelli se concretize, é necessária a maioria absoluta dos votos, ou seja, pelo menos 257 dos 513 deputados devem concordar com a medida. A situação se complica ainda mais com a iminente votação de processos semelhantes envolvendo outros parlamentares condenados, o que pode influenciar o cenário político na Câmara dos Deputados nos próximos dias.

Compartilhe esta notícia