Neste Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em 3 de dezembro, foi lançada no Brasil uma campanha que busca ampliar o debate sobre o capacitismo, termo que descreve o preconceito contra pessoas com deficiência. O evento ocorreu em Brasília, durante a cerimônia de posse dos novos conselheiros do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), que promove a inclusão social e a defesa dos direitos desse grupo.
A campanha, intitulada ‘Discriminação contra Pessoas com Deficiência Tem Nome: Capacitismo!’, utiliza vídeos com depoimentos de pessoas com deficiência para ilustrar situações de discriminação. Desenvolvida com a colaboração da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), a iniciativa incentiva a participação da sociedade civil por meio de redes sociais, utilizando a hashtag #CombataoCapacitismo para potencializar sua divulgação e engajamento.
A secretária nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Anna Paula Feminella, destacou a importância de desnaturalizar práticas discriminatórias que, muitas vezes, não são intencionais. Ela ressaltou que o capacitismo é uma prática estrutural, similar ao racismo, e que a invisibilidade das pessoas com deficiência deve ser combatida. Com o apoio de diversas instituições, a campanha busca promover uma mudança cultural e garantir a plena participação da sociedade na luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

