A Câmara dos Deputados iniciou a votação de um requerimento que pode suspender o mandato do deputado Glauber Braga (Psol-RJ) por seis meses, em vez de optar pela cassação. A proposta, elaborada pelo PT, recebeu 226 votos a favor e 220 contra, necessitando de 257 votos para sua aprovação. O requerimento foi priorizado em uma sessão que contou com a presença de diversos deputados nesta quarta-feira.
O caso de Glauber Braga gerou polêmica após uma representação do partido Novo, que o acusou de quebra de decoro parlamentar. A acusação se baseia em um incidente ocorrido em abril do ano passado, onde Braga foi filmado agredindo um integrante do Movimento Brasil Livre. Em sua defesa, o deputado alegou que agiu em resposta a provocações e ofensas direcionadas a sua mãe, que enfrentava problemas de saúde.
Caso a emenda seja aprovada, o parecer do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que poderia recomendar a cassação do mandato, será prejudicado. Se rejeitada, o conselho deverá prosseguir com a votação do parecer. A decisão final terá implicações significativas para a trajetória política de Braga e para a dinâmica da Câmara dos Deputados.

