A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados suspendeu uma audiência marcada para esta terça-feira (16) que abordaria o corte de carga e geração de energia pelas distribuidoras. O convite para o debate partiu do deputado Lafayette de Andrada, presidente da comissão, com o intuito de discutir um ofício da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) enviado ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em outubro de 2025.
O ofício mencionado pelo deputado contém diretrizes sobre os critérios que as distribuidoras devem seguir para realizar cortes de carga e geração em suas áreas de concessão, segundo informações do próprio Lafayette de Andrada. Ele argumenta que a Aneel não deve opinar sobre a legalidade dos comandos do ONS, levantando preocupações acerca da atuação da agência reguladora no sistema elétrico nacional.
O cancelamento da audiência pode atrasar a discussão sobre esses importantes aspectos da política energética do Brasil, que impactam diretamente o setor elétrico e os consumidores. A falta de esclarecimentos em torno das orientações da Aneel pode gerar incertezas sobre a gestão da energia, destacando a necessidade de um debate mais profundo sobre as responsabilidades das instituições envolvidas.

