Câmara avança em processos de cassação contra deputados bolsonaristas

Bianca Almeida
Tempo: 2 min.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, anunciou que dará sequência aos procedimentos de cassação dos mandatos dos deputados Carla Zambelli, Alexandre Ramagem e Eduardo Bolsonaro. Zambelli, que se encontra foragida na Itália após condenação do STF, e Ramagem, que está em Miami, foram alvos de decisões judiciais que podem resultar na perda de seus cargos. A partir de hoje, Motta levará os casos ao plenário da Câmara para avaliação e votação.

Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão por invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça e fugiu para a Itália antes da decretação de sua prisão. O processo contra ela será discutido na Comissão de Constituição e Justiça, com expectativa de votação no plenário ainda hoje. Por outro lado, Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin, está foragido e enfrenta uma condenação de 16 anos por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado, o que complica ainda mais sua situação política.

Eduardo Bolsonaro também enfrenta problemas, pois não retornou ao Brasil após solicitar licença do cargo. Motta indicou que o caso dele será deliberado pela Mesa Diretora da Câmara, devido ao número excessivo de faltas nas sessões. Tanto Zambelli quanto Ramagem continuam a receber verbas para seus gabinetes, levantando questões sobre a utilização de recursos públicos durante a ausência dos parlamentares do país.

Compartilhe esta notícia