A Caixa Econômica Federal anunciou a conclusão do pagamento da parcela de dezembro do Auxílio Gás nesta terça-feira (23), no valor de R$ 110. Esse benefício é destinado aos beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuem Número de Inscrição Social (NIS) de final 0. Neste mês, aproximadamente 4,4 milhões de famílias foram atendidas, com o programa previsto para se estender até o fim de 2026.
A continuidade do Auxílio Gás foi assegurada pela Emenda Constitucional da Transição, aprovada em 2022, que garante que o valor se mantenha equivalente ao preço médio do botijão de gás de 13 kg. Para ter direito ao benefício, as famílias devem ter pelo menos um membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), priorizando mulheres responsáveis pela família, especialmente aquelas em situação de violência doméstica.
Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que substituirá gradualmente o Auxílio Gás. Diferente do modelo atual, esse novo programa permitirá que as famílias retirem a recarga do botijão em revendedoras credenciadas, com a meta de triplicar o número de beneficiados, alcançando cerca de 15 milhões de famílias. O Gás do Povo já começou a ser distribuído a um milhão de famílias em diversas capitais brasileiras.

