Caiado e Lula debatem soluções para transporte público em Goiás

Patricia Nascimento
Tempo: 2 min.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, mantém desde 2018 a tarifa do transporte público em R$ 4,30, enfrentando críticas e desafios. Em contrapartida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva propõe a gratuidade no transporte urbano para seu próximo mandato, um plano que exigiria um investimento anual de R$ 90 bilhões. Essa discrepância entre as abordagens evidencia a crise do transporte público em regiões metropolitanas, como Goiás, onde as empresas de ônibus lutam para sobreviver em um modelo econômico insustentável.

Apesar de incentivos fiscais e subsídios para estudantes, idosos e pessoas com deficiência, as empresas de ônibus continuam a enfrentar dificuldades financeiras, resultando em veículos antigos e infraestrutura precária. A falta de novos investidores no setor e a baixa concorrência nas licitações contribuem para um cenário desolador, onde a população, predominantemente de baixa renda, arca com os custos elevados do transporte. As discussões sobre a qualidade e a sustentabilidade do sistema de transporte público ganham urgência no contexto de uma mobilidade urbana cada vez mais necessária.

A proposta de gratuidade no transporte pode ser vista como uma solução viável, mas seu financiamento ainda gera controvérsias. Ao mesmo tempo, a necessidade de melhorar a infraestrutura e os serviços de transporte se torna mais evidente. O embate entre Caiado e Lula sobre esse tema pode abrir caminho para novas políticas públicas que visem não apenas à gratuidade, mas à efetiva melhoria do transporte, essencial para a qualidade de vida dos cidadãos e a redução da poluição nas grandes cidades.

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