O Ministério da Saúde do Brasil deu início, na terça-feira (2), à distribuição da vacina contra o vírus sincicial respiratório, a qual afeta principalmente crianças. O primeiro lote, contendo 673 mil doses, será enviado a todos os estados até quarta-feira, 3 de dezembro. A vacinação é especialmente vital para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, visando proteger os recém-nascidos contra a bronquiolite.
Com a chegada das vacinas nos postos de saúde, estados e municípios poderão iniciar a imunização imediatamente. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância de as gestantes se vacinarem neste mês, garantindo a proteção dos bebês que nascerão no próximo ano, antes do aumento esperado de casos no inverno. O SUS disponibilizará a vacina de forma gratuita, reforçando o compromisso com a saúde pública.
Até novembro, o Brasil registrou mais de 43 mil casos de síndrome respiratória aguda grave, com uma grande parte afetando crianças menores de dois anos. O vírus sincicial respiratório é responsável por 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia nesta faixa etária. A vacinação é uma estratégia crucial para controlar a disseminação dessa doença e proteger a saúde infantil no país.


