O Botafogo, que conquistou o título da Copa Libertadores em 2024, vai estrear na segunda fase da edição de 2026 contra um representante da Bolívia. O sorteio, realizado em 18 de dezembro de 2025, na sede da Conmebol em Assunção, definiu que o time carioca enfrentará o vencedor da Copa da Bolívia, que está em fase semifinal. Os confrontos nas semifinais incluem Bolívar, The Strongest, Nacional Potosí e Blooming.
Caso avance na competição, o Botafogo poderá se deparar com o Argentinos Juniors na terceira fase, um clube com histórico na Libertadores, tendo vencido o torneio em 1985. A Libertadores de 2026 começará na primeira semana de fevereiro, envolvendo várias chaves e confrontos. O torneio conta ainda com outros clubes brasileiros, como o Bahia, que enfrentará o O’Higgins, do Chile, na mesma fase.
Os classificados da segunda fase, que ocorrerá entre 17 e 26 de fevereiro, terão a oportunidade de avançar para a fase de grupos da Libertadores ou, em caso de derrota, para a Copa Sul-Americana. O sorteio dos grupos da Libertadores está agendado para 18 de março de 2026, estabelecendo a trajetória das equipes na competição continental.

