As bolsas europeias operam em queda nesta terça-feira, 22 de dezembro de 2025, com o Stoxx 600 devolvendo os ganhos obtidos após atingir um recorde histórico na última sexta-feira. O índice, por volta das 6h43 (horário de Brasília), apresentava uma queda de 0,2%, em 586,34 pontos, após ter alcançado 588,20 pontos. O setor de defesa enfrenta pressão devido ao avanço nas negociações de paz entre Rússia e Ucrânia, enquanto o setor de recursos básicos se destaca com alta nos preços de metais preciosos.
O clima global é afetado por várias tensões geopolíticas, incluindo confrontos dos EUA com o Estado Islâmico na Síria e a apreensão de um petroleiro da Venezuela. Apesar das incertezas, o preço do petróleo subiu cerca de 1%, beneficiando o setor de energia. Por outro lado, ações de tecnologia tiveram um desempenho positivo, impulsionadas pela redução dos temores relacionados à inteligência artificial e pela expectativa de aumento nas exportações de chips da Coreia do Sul.
Além disso, as mineradoras mostraram forte valorização, alinhadas aos recordes de preços de ouro, prata e cobre, que se aproxima de US$ 12 mil por tonelada. O subíndice de recursos básicos subiu 1,3%, enquanto ações de empresas como Glencore e Fresnillo apresentaram altas significativas. No entanto, o FTSE 100, principal índice britânico, caiu 0,4%, refletindo a assimilação dos dados do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido, que vieram em linha com as expectativas.

