Joachim Nagel, dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do Bundesbank, declarou que as taxas de juros da zona do euro se aproximam do nível ‘neutro’. O pronunciamento ocorreu durante um evento na Universidade de Yonsei, em Seul, onde enfatizou que as decisões sobre juros são coletivas entre os 20 membros do conselho monetário, que será ampliado para 21 com a entrada da Bulgária em janeiro.
Atualmente, a taxa de depósito do BCE está fixada em 2%. Nagel indicou que, de acordo com uma variedade de modelos, a taxa natural nominal se situa entre 1,7% e 2,6%, posicionando a política monetária em um nível equilibrado. Ele também mencionou que as novas projeções econômicas que serão divulgadas em dezembro poderão influenciar a continuidade da instituição em sua trajetória para atingir a meta de inflação de 2% no médio prazo.
Essas declarações de Nagel refletem a adequação da política monetária em um cenário de inflação estabilizada. As expectativas em torno das novas projeções do BCE são altas, pois determinarão como o banco central ajustará sua estratégia para garantir a estabilidade econômica. A situação atual pode impactar não apenas a economia da zona do euro, mas também as decisões de investimento em mercados globais.

