Ad imageAd image

BC Protege+ impede 1.630 tentativas de fraudes em contas bancárias

Bianca Almeida
Tempo: 2 min.

Em um intervalo de apenas dois dias, a nova ferramenta BC Protege+, lançada pelo Banco Central do Brasil, bloqueou 1.630 tentativas de abertura de contas fraudulentas. O serviço, que entrou em funcionamento na segunda-feira (1º), já conta com a ativação de 145,5 mil pessoas, enquanto as instituições financeiras realizaram 1,9 milhão de consultas ao sistema para verificar pedidos de abertura de contas e inclusão de titulares.

O BC Protege+ é uma iniciativa gratuita que oferece uma camada adicional de segurança para cidadãos e empresas, prevenindo fraudes de identidade e evitando a contratação de produtos financeiros em contas abertas de forma ilegal. Para ativar o serviço, os usuários devem acessar a plataforma Meu BC com conta Gov.br e seguir algumas etapas simples. A utilização do sistema é obrigatória para as instituições financeiras antes da abertura de qualquer conta.

Esse novo recurso não apenas reforça a proteção dos usuários contra fraudes, mas também estabelece um padrão mais rigoroso para a abertura de contas no Brasil. Caso um usuário deseje abrir uma conta ou ser incluído em uma de terceiros, é necessário desativar temporariamente a proteção, com a possibilidade de reativação automática. Essa abordagem garante que a segurança seja mantida, refletindo um compromisso do Banco Central com a integridade do sistema financeiro.

Compartilhe esta notícia