O BBVA, um dos principais bancos espanhóis, anunciou nesta sexta-feira um plano de recompra de ações que pode chegar a 3,96 bilhões de euros. A decisão ocorre após uma tentativa fracassada de aquisição do Banco de Sabadell, o que motivou a busca por aumentar os retornos aos acionistas. O banco já recebeu a autorização do Banco Central Europeu para implementar essa ação.
O programa de recompra será executado em várias fases, começando na próxima segunda-feira, com a recompra de até 1,5 bilhão de euros, prevista para ser concluída até 7 de abril. Desde o início do ano, as ações do BBVA mais que dobraram de valor, resultando em uma capitalização de mercado próxima a 114 bilhões de euros, de acordo com dados da FactSet.
Após a rejeição de sua oferta hostil pelo Sabadell, o BBVA intensificou seus esforços para recompensar os acionistas. A recompra de quase 1 bilhão de euros já estava em andamento e a instituição se comprometeu a lançar um programa adicional significativo, marcando uma nova fase em sua estratégia de retorno aos investidores.

