Nos primeiros três dias de operação, o BC Protege+ bloqueou 3.170 tentativas de abertura de contas fraudulentas. Segundo o Banco Central, que divulgou os dados na quarta-feira (3), 193,8 mil pessoas já ativaram a proteção e as instituições financeiras realizaram 3,04 milhões de consultas ao sistema para validar pedidos de abertura de contas.
Lançado em 1º de dezembro de 2025, o BC Protege+ é um serviço gratuito que reforça a segurança contra fraudes na abertura de contas-corrente, de poupança e contas de pagamento pré-pagas. Ao ativar o serviço, os usuários informam oficialmente que não desejam abrir contas ou serem incluídos como titulares em contas de terceiros. A consulta ao sistema é obrigatória para as instituições financeiras antes da abertura de qualquer conta, criando uma camada adicional de segurança.
Para ativar o serviço, o usuário deve acessar a área logada do Meu BC e seguir algumas etapas simples. A proteção pode ser desativada temporariamente caso o usuário deseje abrir uma conta. O Banco Central recomenda programar a reativação automática para garantir a segurança após o procedimento.


