O Banco Central do Brasil apresentou a nova ferramenta BC Protege+, que visa combater fraudes no sistema financeiro. Nos dois primeiros dias de operação, a iniciativa conseguiu bloquear 1.630 tentativas de abertura de contas falsas, demonstrando uma utilização significativa do recurso por parte da população. Até o momento, 145,5 mil usuários já ativaram essa funcionalidade para proteger suas contas.
O BC Protege+ atua como um mecanismo de segurança gratuito, impedindo a criação não autorizada de contas-correntes, de poupança e de pagamento pré-pagas. As instituições financeiras também realizaram 1,9 milhão de consultas ao sistema durante o mesmo período, garantindo que apenas solicitações legítimas sejam processadas. Isso demonstra a importância da nova ferramenta na mitigação de riscos associados a fraudes de identidade.
Além de aumentar a segurança nas aberturas de contas, a ferramenta permite que os usuários controlem quem pode abrir contas em seu nome. O Banco Central recomenda que os titulares que precisarem abrir uma nova conta desativem temporariamente a proteção, programando uma reativação automática. Com isso, espera-se uma redução ainda maior nas tentativas de fraudes financeiras em todo o país.

